Mittwoch, 24. Oktober 2012

Presidente Cavaco Silva encontrou-se com Presidente Barack Obama na Casa Branca - ATUALIDADE - PRESIDENCIA.PT




Reunião com Barack Obama

9. November 2011
Presidente Cavaco Silva encontrou-se com Presidente Barack Obama na Casa Branca
 
Presidente da República reuniu-se com o Presidente norte-americano, Barack Obama, no âmbito da sua visita aos Estados Unidos.
 
Recebido na Sala Oval da Casa Branca, o Presidente Aníbal Cavaco Silva manteve com o Presidente Obama um encontro de cerca de 30 minutos.
 
Após a reunião, o Presidente Cavaco Silva prestou declarações aos jornalistas nos jardins da Casa Branca.
 
Mais tarde, a Presidência da República Portuguesa e a Casa Branca divulgaram a seguinte declaração conjunta a propósito da reunião entre os dois Presidentes: 
 
Declaração conjunta do Presidente de Portugal e do Presidente dos Estados Unidos 
 
Com base na profunda amizade e na aliança de longa data entre Portugal e os Estados Unidos, encontrámo-nos hoje para reafirmar a força da parceria entre os nossos dois países. Reconhecemos o papel muito importante desempenhado pela comunidade luso-americana na aproximação entre as nossas duas nações. Determinados em aprofundar ainda mais o nosso relacionamento, discutimos formas de maximizar o trabalho da Comissão Bilateral Permanente entre Portugal e os Estados Unidos, que promove a cooperação em áreas tão diversas como a defesa e a segurança, a educação, os intercâmbios de ciência e tecnologia, a revitalização económica, justiça e assuntos internos, e o desenvolvimento nos Açores. Também notámos que nos últimos anos, as parcerias entre Universidades portuguesas e americanas têm desenvolvido a pesquisa avançada em áreas como a engenharia, as tecnologias de informação e a medicina, e comprometemo-nos a promover estes relacionamentos no futuro.
 
 
Este encontro foi uma oportunidade para trocar pontos de vista acerca da actual situação económica e financeira mundial. Os Estados Unidos reiteraram o seu pleno apoio a Portugal na implementação do seu programa de reformas apoiado pelo FMI e pela UE. 
 
Também concordámos em prosseguir na nossa estreita cooperação no seio do Conselho de Segurança das Nações Unidas, onde Portugal exerce neste momento a respectiva Presidência, em questões de interesse mútuo, como a Síria, a Líbia, a paz no Médio Oriente e o Irão. Realçámos a importância que os nossos países conferem ao papel das Nações Unidas na promoção da paz, da democracia, da boa governação e dos direitos humanos. 
 
Enquanto membros fundadores da NATO, reafirmámos o nosso compromisso para com a Aliança Atlântica. Debatemos as operações da NATO em curso, em particular no Afeganistão, onde Portugal pretende manter a sua contribuição. Recordando o sucesso da Cimeira da NATO de 2010, em Lisboa, analisámos os planos para a Cimeira da NATO em Maio de 2012, que o Presidente Obama acolherá em Chicago. Concordámos em trabalhar em conjunto, nos próximos meses, para que a Cimeira contribua para o objectivo comum de garantir que a Aliança está inteiramente preparada para enfrentar os desafios de segurança do século XXI.

Keine Kommentare:

Kommentar veröffentlichen